Pós-Graduação de Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos – Coimbra

Pós-Graduação de Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos – Coimbra

Início 25 Outubro, 2019
Local: Coimbra

Sobre a Pós-Graduação

É com grande entusiasmo que iremos iniciar esta Pós-graduação em Gestão de Equipas e Cuidadores de Idosos.

Esta Pós-Graduação surge numa parceria entre a Associação Portuguesa Conversas de Psicologia, a Psicofix e a AEDL, com o intuito de dar resposta a uma necessidade sentida pelas equipas que cuidam dos idosos em Portugal. Pretendemos que seja feita uma aquisição de conhecimentos de forma ativa e prática, pelo que subdividimos a estrutura horária em horas presenciais e horas de auto-estudo que lhe permitiram conciliar de forma mais harmoniosa a sua vida profissional com a familiar.

Nestas páginas encontrará um resumo do plano de trabalhos, de forma a perceber como a aprendizagem será efetuada ao longo do tempo e os prazos que tem para apresentação dos trabalhos ou reflexões que fazem parte da avaliação final.
Qualquer questão ou sugestão que tenha estamos ao dispor.

Desejamos que esta Pós-graduação seja uma mais valia para si!

Destinatários

A Pós-Graduação de Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos é destinada a Psicólogos, técnicos de entidades sociais, animadores, coordenadores pedagógicos, educadores, professores, licenciados em ciências humanas e sociais e público em geral com interesse nesta temática.

Objetivos gerais

Os objetivos da Pós-Graduação de Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos são:

  • Adequar a gestão de pessoas e equipas de cuidadores de idosos, utilizando ferramentas de gestão de tempo, stress e conflitos, integrando a componente inteligência emocional ao longo de todo o processo.
  • Reconhecer o papel da tarefa no processo de coaching, transpondo a sua aplicabilidade de forma eficaz para o contexto dos cuidadores de idosos.
  • Identificar, exemplificando, o papel que a motivação, os afetos e as emoções têm no desempenho diário das funções inerentes aos cuidadores de idosos.
  • Aplicar conhecimentos ao nível da ergonomia, no posto de trabalho, visando a prevenção e controlo dos riscos ocupacionais.
  • Adquirir competências para a correta análise e gestão de processos inerentes às respostas sociais dos processos sénior, tendo como base os respetivos manuais de processos chave do Instituto da Segurança Social.

Conteúdos

Módulo I – Gestão de pessoas e equipas

Módulo II – Ergonomia do trabalho

Módulo III – Motivação, emoção, afetos e coaching para cuidadores

Módulo IV – Processo individual sénior

Módulo V – Proposta de Intervenção