Especialização Avançada em Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos – Ilha Terceira

Especialização Avançada em Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos – Ilha Terceira

Início 13/03/2020
Local: Ilha Terceira

Sobre a Especialização Avançada

É com grande entusiasmo que iremos iniciar esta Especialização Avançada em Gestão de Equipas e Cuidadores de Idosos.

Esta Especialização Avançada surge numa parceria entre a Associação Portuguesa Conversas de Psicologia, a Casa do Povo de Porto Judeu, a Psicofix e a AEDL, com o intuito de dar resposta a uma necessidade sentida pelas equipas que cuidam dos idosos em Portugal. Pretendemos que seja feita uma aquisição de conhecimentos de forma ativa e prática, pelo que subdividimos a estrutura horária em horas presenciais e horas de auto-estudo que lhe permitiram conciliar de forma mais harmoniosa a sua vida profissional com a familiar.

Nestas páginas encontrará um resumo do plano de trabalhos, de forma a perceber como a aprendizagem será efetuada ao longo do tempo e os prazos que tem para apresentação dos trabalhos ou reflexões que fazem parte da avaliação final.
Qualquer questão ou sugestão que tenha estamos ao dispor.

Desejamos que esta Especialização Avançada seja uma mais valia para si!

Preço

250€ + taxa de inscrição no valor de 50€

Destinatários

A Especialização Avançada em Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos é destinada a Psicólogos, técnicos de entidades sociais, animadores, coordenadores pedagógicos, educadores, professores. cuidadores, licenciados em ciências humanas e sociais e público em geral com interesse nesta temática.

Objetivos gerais

Os objetivos da Especialização Avançada em Gestão de Equipas de Cuidadores de Idosos são:

  • Adequar a gestão de pessoas e equipas de cuidadores de idosos, utilizando ferramentas de gestão de tempo, stress e conflitos, integrando a componente inteligência emocional ao longo de todo o processo.
  • Reconhecer o papel da tarefa no processo de coaching, transpondo a sua aplicabilidade de forma eficaz para o contexto dos cuidadores de idosos.
  • Identificar, exemplificando, o papel que a motivação, os afetos e as emoções têm no desempenho diário das funções inerentes aos cuidadores de idosos.
  • Aplicar conhecimentos ao nível da ergonomia, no posto de trabalho, visando a prevenção e controlo dos riscos ocupacionais.
  • Adquirir competências para a correta análise e gestão de processos inerentes às respostas sociais dos processos sénior, tendo como base os respetivos manuais de processos chave do Instituto da Segurança Social.

Conteúdos

Módulo I – Gestão de pessoas e equipas

Módulo II – Ergonomia do trabalho

Módulo III – Motivação, emoção, afetos e coaching para cuidadores

Módulo IV – Processo individual sénior

Módulo V – Proposta de Intervenção

Equipa Pedagógica

Dr Vitor Nuno Anjos: Presidente da direção e fundador da Associação Portuguesa Conversas de Psicologia, psicólogo clínico, coach – formação internacional de coaching, formador profissional;

 

Dr Daniel Manaia: Cardiopneumologista, licenciatura em cardiopneumologia, técnico superior de higiene e segurança no trabalho, formador de primeiros socorros;

 

 

Drª Ana Rosa: Psicóloga, mestre em psicologia da saúde e reabilitação neuropsicológica, com experiência na implementação de sistemas de gestão de qualidade em ipss’s;