Formação Pedagógica Inicial de Formadores (b-learning)

Formação Pedagógica Inicial de Formadores (b-learning)

Informação do Curso

A   formação   pedagógica   de   formadores/as   em regime b-learning visa   promover   a   aquisição, atualização   e   o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática.  Estas situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

  • na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
  • na gestão e coordenação de formação;
  • no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

Destinatários

A Formação Pedagógica Inicial de formadores em regime b-learning é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador e que reúnam as condições de acesso legalmente exigíveis ( Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar).

Objetivos Gerais

  • Preparar e planear o processo de aprendizagem;
  • Desenhar programas de formação;
  • Conceber/explorar recursos didáticos e multimédia;
  • Facilitar o processo de aprendizagem orientando para o cliente (formando), aplicando técnicas diferenciadas de interação pedagógica e de dinamização de grupos;
  • Aplicar metodologias de gestão da diversidade (pedagogia diferenciada e pedagogia inclusiva) no contexto da formação;
  • Acompanhar e avaliar as aprendizagens, concebendo os instrumentos de avaliação da formação e das aprendizagens;
  • Especificar os resultados da formação e das aprendizagens;
  • Gerir a dinâmica da aprendizagem ao longo da vida;
  • Utilizar e gerir plataformas colaborativas e de aprendizagem;
  • Adotar atitudes de empreendedorismo e criatividade;
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
  • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Conteúdos Programáticos

  • MF1. Formador: sistema, contextos e perfil (10h - 2h presenciais| 8h assíncronas)
  • MF2. Simulação Pedagógica Inicial (10h - 10h presenciais)
  • MF3. Comunicação e dinamização de grupos em formação (10h - 2h síncronas| 8h assíncronas)
  • MF4. Metodologias e estratégias pedagógicas (10h - 2h síncronas| 8h assíncronas)
  • MF5. Operacionalização da formação: do plano à ação (10h - 3h presenciais| 7h síncronas)
  • MF6. Recursos didáticos e multimédia (10h - 1h síncrona| 9h assíncronas)
  • MF7. Plataformas colaborativas e de aprendizagem (10h - 1h síncrona| 9h assíncronas)
  • MF8. Avaliação da formação e das aprendizagens (10h - 1h síncrona| 9h assíncronas)
  • MF9. Simulação pedagógica final (10h - 10h presenciais)

Fazer uma pré-inscrição

Faça a sua pré-inscrição neste curso, assim que esteja novamente disponível receberá mais informações para finalizar a sua inscrição.